Como aumentar o valor Aposentadoria Especial?

Muito provavelmente você já ouviu falar em receber aposentadoria pelo teto do INSS, este que é o valor máximo que um benefício pode atingir.

Com base na contribuição sobre o Teto, os trabalhadores esperam aumentar a renda inicial de sua aposentadoria com o objetivo de receber o valor “máximo” no futuro.

Você já pensou ou conhece alguém que pensa assim?

Pois bem, preciso te falar que as chances do segurado que trabalhou de forma especial receber o valor próximo ao Teto do INSS, fixada anualmente pelo Governo Federal, são mínimas, tendo em vista a complexidade do cálculo do valor do benefício.

Pensando nisso, para que você fique bem informado sobre a sua Aposentadoria de Especial, listei 2 formas viáveis de você conseguir aumentar o valor do seu benefício do INSS, confira!

1.Revisões da Aposentadoria do Especial

Essa possibilidade de aumentar o valor do benefício é direcionada para quem já é conseguiu a sua aposentadoria especial. Uma vez que efetuar a revisão do benefício do INSS pode aumentar a sua renda inicial.

É comum o segurado se aposentar por uma modalidade que seria menos benéfica do que aquela que ele realmente faria jus se passasse por um planejamento previdenciário.

Por isso, quando o trabalhador não toma o devido cuidado prévio para dar entrada em sua aposentadoria, acaba recebendo um valor bem inferior do que teria direito.

Mas preciso dizer aqui que isso, nem de longe, é culpa do segurado! Até porque, diante tantas leis, você não é obrigado a saber qual é a melhor para aplicar ao seu caso.

E apesar de ser previsto em lei que o INSS deve orientar sobre a melhor regra para a sua aposentadoria, não é isso que acontece na prática, infelizmente.

E justamente por conta disso, a maioria dos trabalhadores deixam de receber o melhor benefício.

Realmente, uma grande injustiça, concorda?

Entretanto, estou aqui para te dizer que é possível reverter esse cenário!

O prazo para revisar o benefício é de 10 anos desde a sua implantação, que começa a ser contado após o primeiro pagamento da sua aposentadoria.

Com a revisão, pode haver o recebimento de valores atrasados (com juros e correção monetária) da diferença entre a renda corrigida e a renda inicial (desde que começou a receber a aposentadoria);

A revisão deve ser o meio mais viável de aumento da renda inicial do benefício, pois é comum ocorrer inúmeros erros no INSS.

Entretanto, para ter certeza se o seu benefício possui o direito de ser revisado, é altamente recomendado que você consulte um especialista em direito previdenciário para saber como e se pode ingressar com a medida administrativa ou judicial.

Recentemente, foi aprovada pelo STF uma das maiores revisões dos últimos tempos: A Revisão da vida toda.

Com ela, o cálculo do seu benefício poderá ser alterado, aumentando, consideravelmente, o valor da sua aposentadoria.

Saiba mais:

2. Planejamento da Aposentadoria Especial

Essa segunda opção é para os trabalhadores que ainda não se aposentaram.

Como você já deve saber, o sistema previdenciário, bem como as regras que envolvem os pedidos de aposentadoria no Brasil são complexos e burocráticos, ainda mais após a Reforma da Previdência de 2019.

Assim, em razão de todas essas questões, o planejamento previdenciário é, basicamente, um estudo realizado antes do trabalhador dar entrada na aposentadoria, com o objetivo de entender e analisar qual a maneira mais vantajosa do trabalhador se aposentar.

Infelizmente, muitos trabalhadores não têm ideia de como funciona o processo para pedir a aposentadoria no INSS.

Acham que vão receber um determinado valor e, no fim, acabam recebendo um valor bem inferior, simplesmente por não terem se planejado.

Uma triste realidade que acontece com muita frequência! Não é raro chegarem casos aqui no escritório de segurados que, se tivessem se planejado, receberiam uma aposentadoria bem mais vantajosa.

Só para você ter uma ideia, esses são os maiores erros que vejo por aqui na aposentadoria dos segurados que não se planejaram:

  • Pedir a primeira aposentadoria que foi possível;
  • Não preparar a documentação com antecedência;
  • Não contabilizar da forma correta o tempo especial como enfermeiro;
  • Não fazer os cálculos de atividades concomitantes;
  • Não verificar as regras mais benéficas para o seu benefício.

Com isso, é possível haver chances reais de receber uma aposentadoria conforme suas expectativas particulares.

Até porque, o planejamento para receber a melhor aposentadoria começa bem antes de dar entrada no benefício!

Replicado a partir de: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/como-aumentar-o-valor-aposentadoria-especial/1888503123