Pedido demorado no restaurante. O que fazer?
Imagine que você esteja no restaurante esperando há horas por seu pedido, e mesmo após reclamação direta com o estabelecimento a comida ainda não foi entregue.
Qual o seu direito?
O consumidor poderá ir embora sem a necessidade de pagar!
Este é o entendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), pois o consumidor deverá pagar apenas o que consumiu.
É importante saber como utilizar esse direito da maneira correta, vejamos:
1. Pergunte sobre o tempo para o prato ficar pronto.
É importante sempre perguntar ao garçom sobre quanto tempo o prato demora para ficar pronto, e apenas caso haja o descumprimento deste prazo, o consumidor terá direito a ir embora sem pagar.
Caso o prato tenha um tempo de preparo mais lento que o normal, o garçom deverá informar.
2. Não poderá consumir o prato.
Diferente do que acontece em vários filmes onde o atraso dá ao consumidor direito a ficar com a comida de graça, no Brasil você apenas não pagará se decidir não ficar com o alimento para consumo.
OBS: É importante explicar ao estabelecimento o porquê de você estar indo embora.
E se o restaurante não deixar que o consumidor vá embora?
Caso isto ocorra, o estabelecimento estará cometendo uma prática abusiva, já que o consumidor não é obrigado a pagar o que não consumiu!
E por essa prática abusiva, o consumidor poderá realizar uma denúncia ao Procon de sua cidade, bem como entrar em contato com um advogado de sua confiança para buscar perdas e danos.
Referencias: art. 6º, IV, 39, I, V, CDC.
Replicado a partir de: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/pedido-demorado-no-restaurante/1620589393