C&A será obrigada a indenizar consumidora pela demora no estorno
A C&A deverá indenizar consumidora em R$ 4 mil reais pela demora no estorno.
Uma consumidora fez compras no site da C&A porém não havia produto em estoque, tendo a loja que cancelar o pedido e reembolsar a consumidora.
Contudo, após muitas tentativas, a loja não efetuou o estorno no cartão da consumidora e somente após acionado o PROCON a empresa ressarciu a quantia paga.
Como a loja demorou meses para efetuar o reembolso e somente agiu após provocação do PROCON, a consumidora ingressou judicialmente pleiteando indenização por danos morais em razão do desvio produtivo.
Mas afinal, o que é desvio produtivo?
Desvio Produtivo é o nome dado a PERDA DE TEMPO ÚTIL DO CONSUMIDOR.
Assim, todo tempo desperdiçado pelo consumidor para solução de problemas gerados por maus fornecedores constitui dano e deve ser indenizado.
Para isso, salve essas dicas:
- Anote protocolos de ligações e atendimentos online;
– Sempre que possível, grave as ligações;
– Salve as trocas de e-mails e mensagens com a empresa;
– Prefira procurar atendimentos online ou por ligação para utilizar como elemento de prova;
– Caso tenha que ir presencialmente na empresa, tire fotos juntamente com um comprovante da data (ex. Jornal, extrato bancário, recibo);
-Em posse desses documentos, procure um advogado de sua confiança.
A perda de tempo útil do consumidor deve ser indenizada ainda com base na teoria do “punitive damages” ou “danos punitivos”, que significa aplicar uma sanção à empresa como forma de coibir a repetição do desrespeito ao consumidor.
Replicado a partir de: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demora-no-estorno-gera-indenizacao-por-danos-morais/1316070054